domingo, 19 de dezembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
segunda-feira, 8 de novembro de 2010
segunda-feira, 25 de outubro de 2010
quarta-feira, 20 de outubro de 2010
quinta-feira, 7 de outubro de 2010
quinta-feira, 30 de setembro de 2010
sexta-feira, 10 de setembro de 2010
terça-feira, 13 de julho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
Muito original...
Em latim e italiano a palavra ópera significa “obras”. A ópera é um espetáculo, uma peça de teatro de caráter dramático, caracterizada pela presença de música. Os atores interpretam e cantam ao mesmo tempo, acompanhados de uma orquestra.
Características
A ópera surgiu no começo do século XVII, na Itália. Logo, grande parte das óperas, até hoje, é apresentada em latim ou italiano.
Nos séculos XVII e XVIII, a ópera espalhou-se pela Europa, passando a ser apreciada, principalmente, pela burguesia e aristocracia.
Uma ópera segue, basicamente, uma programação padrão. Na primeira parte (abertura) é tocada uma música pela orquestra. Logo em seguida, vem o recitativo, onde os atores ficam dialogando. Os personagens secundários participam do coro, enquanto os principais interpretam as árias (composições para voz solista).
Óperas mais famosas de todos os tempos:
· Carmen de Bizet
· Aída de Verdi
· Guilherme Tell de Rossini
· Flauta Mágica de Mozart
· La Gioconda, de Amilcare Ponchielli
· O Barbeiro de Sevilha, de Gioacchino Rossini
· Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni
quinta-feira, 10 de junho de 2010
quinta-feira, 6 de maio de 2010
quarta-feira, 5 de maio de 2010
sexta-feira, 23 de abril de 2010
Homenagem ao Prof. José Craveiro
Justa e sentida Homenagem ao Prof. José Craveiro. Fim de tarde pardacento. A albufeira jazia a nossos pés. O Céu de tanto carregado de nuvens, parecia que desabava sobre nós. Não…não… Os professores do Departamento, esses sim, é que desabavam para esse Templo de SABOR DA PEDRA, semi-encoberto no arvoredo, na terra de Alverangel. As mesas eleitas, com os atoalhados sem mácula, profissionalmente alinhados para os convivas, esperavam-nos. Atenciosamente, o Chefe de mesa e proprietário, o Sr. Aristides, dava-se a conhecer. Velho aluno finório da ESJR, desdobrava-se em cumprimentos. A refeição começou. As entradas apetecíveis, as travessas de cabrito assado estrategicamente dispostas nas mesas e o vinho gabadamente servido, prenunciava um serão de cumplicidades. O jantar corria animado. Conversas cruzadas. Estórias novas e velhas avivadas pela memória. Adivinhava-se a sobremesa final. Entretanto, notava-se alguma inquietação no homenageado. A Prof Diamantina proferiu as palavras de circunstância, fazendo a entrega da lembrança. A Prof. Lila fazia-se eco do cartão de felicitações dos últimos alunos do professor, que não deixavam de se associar ao evento. Por último, com a postura tranquila e séria, o Prof. Craveiro agradeceu a presença de todos. Apelando à memória, percorria com o olhar um a um todos colegas, testemunhando vivências profissionais. A todos teve uma palavra de simpatia. Cá fora, a noite adensava-se numa quietude comprometedora, apenas traiçoeiramente riscada pelos imbecis cigarros dalguns. O pano descia rapidamente, criando uma fugaz memória desta reunião. Só a teimosia do registo fotográfico parece querer perdurar…
terça-feira, 20 de abril de 2010
terça-feira, 30 de março de 2010
sábado, 20 de março de 2010
O pisco! És um pisco a comer...
Pisco-de-peito-ruivo (Erithacus rubecula) from Paulo Belo on Vimeo.
É uma ave pequena, com cerca de 14 cm. Os adultos apresentam o peito e a testa de cor laranja ferrugínea muito característica. Os juvenis são castanhos com pintas abundantes castanho amarelado e mudam para a plumagem de adulto ao fim de um ano
Olha o pintassilgo!!!
Pintassilgo (Carduelis carduelis) from Paulo Belo on Vimeo.
Para quem já perdeu o "know How" do conhecimento das aves..tão comuns em Portugal
Para amenizar do almoço
Tentilhão (Fringilla coelebs) from Paulo Belo on Vimeo.
Observação de tentilhão comum raro em Avecasta
O TEMPLO

A entrada desse templo de sabores e aromas em plena floresta de madressilva



Mais uma jornada anual de lampreia do Tejo. Este ano coube a Tomar organizar esta jornada. O cozinheiro com provas dadas em anos anteriores, mais uma vez granjeou o aplauso geral. As ervas da Mantela impuseram-se pela sua frescura e travo. Foram confeccionadas vinte lampreias para 40 convivas, sábios apreciadores deste manjar.
sexta-feira, 19 de março de 2010
quarta-feira, 17 de março de 2010
segunda-feira, 15 de março de 2010
Visita à futura Escola Secundária de Jácome Ratton
Um grupo de professores visitou no pretérito dia 12 de Março de 2010 as novas instalações da ESJR. Devidamente acompanhados pelo responsável da Higiene e Segurança da importante obra, dele recebemos preciosas explicações do desenvolver do projecto. Vivamente impressionados com a qualidade do empreendimento, o grupo apreciou as várias valências desta escola, reconhecendo que a obra é uma mais valia para a qualificação pedagógica da cidade de Tomar.Combinar o Velho com o Novo foi uma aposta feliz ganha por estes arquitectos, no dizer do engenheiro-cicerone.
terça-feira, 9 de março de 2010
segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
domingo, 31 de janeiro de 2010
Universo em expansão
Anos Lusos - A História da Astronomia em Portugal from runnerrtp on Vimeo.
Belíssimo video dos astrolusos.
Subscrever:
Mensagens (Atom)